sábado, 4 de dezembro de 2010

Contos de Fadas





Contos de fadas são considerados uma variação entre conto popular ou fábula. Partilham entre estes pelo fato de serem curtos transmitidos oralmente, onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de vencer o mal.Tendo como características principais a magia, a metamorfose e o encantamento.Sendo comum em suas histórias mais animais falantes que as fadas propriamente ditas, tendo como alguns exemplos Rapunzel, Branca de Neves e os Sete Anões e a Bela e a Fera.Resumidamente podem ser considerados como sendo histórias para crianças dormir e que inspiraram os adultos a inventarem os filmes de Ficção Científica e a promoverem Festas à Fantasia.Sendo contados em sua grande parte na Idade Média, quando os Padres e as Freiras tentavam distrair as crianças para depois molestá-las ou jogá-las num caldeirão em água fervente, sendo atribuídos tais fatos as bruxas que nada tinham a ver com tais atitudes.origem dos contos de fadas. Teve inicio na antiguidade quando os Irmãos Grimm, sendo considerados os mais mentirosos que já existiram, resolveram inventar a primeira Fabula. Foram perseguidos e mortos nas fronteiras do Império Romano por tais atitudes. Entretanto, antes de morrerem enviaram cópias de suas narrativas para a Biblioteca de Alexandria. Com o passar do tempo Nero o imperador de Roma tocou fogo em Alexandria e quase todas as cópias narradas que se encontra na biblioteca se perderam, porém, alguns contos foram preservados graças a uma mulher e um menino egípcios conhecidos, respectivamente, como Cleópatra e Moisés, onde esconderam os livros próximos das Pirâmides de Gisélle e em túneis abandonados. Os contos descrevem fadas do mal como desprovidas de sua estonteante beleza. São criaturas fabulosas, características do folclore europeu ocidental e apresentam-se como mulheres de imensa formosura, imortais e possuidoras de poderes sobrenaturais, com capacidade de intervir na vida dos mortais em diversas situações. Podem ser perversas e chamadas popularmente pelo nome de bruxas.Embora as bruxas reais sejam usualmente retratadas como megeras, nem sempre os contos descrevem fadas "do mal" como desprovidas de sua estonteante beleza.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Contos_de_Fada

Comentário Sobre os contos:
     Percebemos que nos contos não descobrimos a sua verdadeira origem, pois eles são sempre recontados pelas pessoas, e a cada  contador é aumentado ou tirado  algo do  conto, por isso existem tantos recontos de histórias infantis das quais estão sendo sempre adaptadas pelos autores como, por exemplo: Basillo, Perrauet (Mamãe Gansa), Anderson, Irmãos Grimm (João e Maria, Rapunzel, Gato de Botas), Luís autor de Alice no país das maravilhas, etc.
     No conto está sempre presente a oralidade, a narração e há sempre pontos marcantes como a presença do número três, como eram três porquinhos, três mosqueteiros, etc. Começa quase sempre com era uma vez... a partir daí as pessoas recontam pegando o que é mais marcante e interessante para cada uma, sabendo que é necessário informar que você é o responsável por aquele reconto e não fingir que está contando algo de alguém.
      Os contos de fadas sempre encantaram as crianças por apresentar uma linguagem acessível ao seu universo infantil, ouvir história é fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que os contos despertam o interesse das crianças, pois permite sair da sua realidade e transitar no mundo da fantasia, haja visto que os contos são caracterizado com a presença de heróis,princesas, bruxas, madrasta perversas, na maioria das vezes a virtude é sempre premiada enquanto os vícios castigadas, no entanto, os conto exercer grande influência na formação da personalidade, pois traz conteúdos que permite as crianças refletirem sobre suas ações. Por conta disso os heróis dos contos não são aqueles com grandes poderes mágicos, mas sim aqueles que demonstram bom senso, agem com bondade, o herói derrota o mau e garante o final feliz, o exemplo é a gata borralheira,onde era maltratada por suas irmãs e terminou casando-se com o príncipe. Dessa forma é necessário apresentar os contos de fadas as crianças, pois os contatos com os diversas história possibilitar as crianças a criar suas próprias hipóteses, na buscas da resolução de conflitos,sendo fundamental para a formação da sua personalidade.


2 comentários: