terça-feira, 2 de novembro de 2010

Resenha do Texto Tchau

O texto “Tchau” conta a história de Rebeca, uma menina de 10 anos que vivencia a separação dos pais. Durante a história, Rebeca precisa consolar o pai e compreender os sentimentos da mãe por outro homem. Tanto o pai quanto a mãe relatam para Rebeca de seus sentimentos, mas é o relato da mãe que chama a atenção, pois expressa o fim do relacionamento e dos sentimentos entre esposa e marido.
A mãe também da vazão as suas novas emoções e conta seus sentimentos em relação ao amante. A criança ouve tudo e tenta compreender as palavras maternas. O pai de Rebeca, por outro lado, relata para filha o amor que ainda sente pela esposa e expressa seu medo de assumir duas crianças, ela e o irmão Donatelo. Vendo o sofrimento de seu pai, Rebeca resolve fazer algo para evitar que a mãe vá embora de casa. Então promete ao seu pai que vai evitar que sua mãe os abandone.
Rebeca tenta impedir que a mãe vá embora, mas apesar de suas súplicas, a mãe acaba partindo para viver sua paixão com outro homem. Porém, Rebeca, impede que a mãe leve a mala, partindo do princípio de que, sem suas roupas, a mãe precisaria voltar. Por isso, ela escreve um bilhete ao pai, relatando a sua impossibilidade de impedir a mãe de ir embora. Mas que acreditava que pelo fato de ter escondido a mala debaixo da cama era uma prova de que em breve a mãe voltaria.
O texto Tchau trata da separação conjugal a partir do rompimento feito por uma mulher solitária que acaba por se entregar a uma paixão, deixando para trás os filhos e um casamento que a fazia infeliz. A mãe simboliza uma nova mulher, não mais a dona de casa que vivia para cuidar dos filhos, do marido e da casa, mas uma mulher que tem sonhos de realização pessoal e profissional.   
Além de tratar de um tema tão presente em nosso cotidiano, a história  termina por colocar o leitor no lugar dos personagens, com emoções, com sensações, com o ponto de vista daqueles que estão vivenciando aquela situação. Outra característica do texto é que não há posicionamentos, nem condenação das personagens, nem expressa moralismos,  mas deixa o leitor à vontade para escolher com qual personagens da história se identifica.


Comentário escrito por:

Bernardino Renan Lisboa Calheiros.
Cristiane Alves Pereira.
Gabriela do Espírito Santo.
Marciane Oliveira Correia

Estudantes do 4º período de Pedagogia – UFAL.
Noturno

Referência:

NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário