quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As Reinações de Narizinho

                                    
              Monteiro lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 em Taubaté, interior de São Paulo. Morou com seu avô, o Visconde de Tremembé, numa fazenda. Desde muito cedo teve contato com a literatura, pois na biblioteca de casa, lia de tudo: revistas, livros de literatura mundial. Foi da infância em Taubaté que Lobato buscou inspiração para produzir seus livros, tendo como referência lendas e o povo do interior que surgiram personagens como o saci, Narizinho, tia Nastácia, entre outros.
Em seu livro “As Reinações de Narizinho”, seis deliciosas histórias apresentam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo: Emília, a boneca que fala; Pedrinho e Narizinho, as crianças que partem nas aventuras; o Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio; Dona Benta, Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e outros.
O livro “as Reinações de Narizinhos” de Monteiro Lobato explora atmosfera acolhedora e mágica do Sitio do Picapau Amarelo, onde a fantasia e a realidade interagem de forma tão harmoniosa que elas parecem indistintas. Esta característica da obra nos relembra a infância, talvez não aquela vivida pelos personagens de Monteiro, mas uma infância de sonhos, brincadeiras, descobertas e emoções que nos trazem boas lembranças.
Com um enredo construído a partir do universo infantil, “As Reinações de Narizinho” se constitui num texto diferenciado para as crianças, onde a história se situa bem próximo delas, trazendo de volta lembranças de sua própria infância. Para construir a fronteira entre o mundo imaginário e o mundo real, Monteiro Lobato utilizou-se de vários personagens dos contos de fadas, entre eles estão: Cinderela, Branca de Neve, Pequeno Polegar, Capinha Vermelha (Chapeuzinho Vermelho), o Gato de Botas, Peter Pan, o Soldadinho de Chumbo, o Patinho Feio, entre outros. Assim, na obra e nas histórias do sítio as personagens “reais” (Lúcia, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, etc.) têm o mesmo valor das personagens “inventadas” (Emília, Visconde de Sabugosa e todas as personagens que povoam o universo literário de Monteiro Lobato).
As Reinações de narizinho traz para as crianças elementos que fazem parte da sua realidade comum e familiar, presente em seu cotidiano, pois percecbe-se que Lobato procurou colocar em suas obra elementos que levassem as crianças ao conhecimento dos mais diferentes personagens da literatura infantil e do folclore brasileiro.

Texto escrito por:

Bernardino Renan Lisboa Calheiros.
Cristiane Alves Pereira.
Gabriela do Espírito Santo.
Marciane Oliveira Correia

Alunos do 4º período de Pedagogia – UFAL.
Noturno

7 comentários:

  1. Que lindo o visual do blog!! Parabéns, alunos! Espero que seja um espaço animado como aparenta. Aguardo muitos posts interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Saudades quando passava o sítio do pica pau amarelo na globo.
    Que bom que tem os livros para contar todas essas histórias belissimas infantis. Gostei do Blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Hum, vejo que chegaram com tudo para nos agradar!!!
    Parabéns pelo espaço!!! Venha conhecer o meu outro blog: dialogoeducacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai Narizinho adooooro minha infancia. Hoje conto as aventuras de narizinho pra minha Florzinha. Bjs Meninas.

    ResponderExcluir
  5. Amei a forma como desenvolveu sua criatividade

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos elogios, é um prazer contar com vocês!!!

    ResponderExcluir